sexta-feira, 16 de março de 2012

Sabe usar?

Boa tarde leitores,

Aprender nunca é demais e como lidar com talheres,taças e pratos as vezes é essencial para se portar em jantares ou lugares importantes. Não é algo que acontece todos os dias na vida de alguém mas se caso aparecer..os meus leitores já vão estar avisados.Algumas dicas vão ai..



Louça: Constituem peças básicas de um serviço de jantar o prato de refeições e o prato pequeno de pão. Pratos para uma refeição formal nunca são inteiramente lisos, e em geral ostentam algum tipo de decoração, a qual, somada à boa qualidade da louça, muitas vezes fizeram famosos seus fabricantes ou o país ou região de origem: louça chinesa, louça da Bavária, da Índia, etc. 

Sous-plat: Também chamado “prato de apresentação” e “prato de serviço”, o sous-plat funciona como uma bandeja.

Copos: São colocados adiante do prato, um pouco para a direita, deixando-se espaço para os talheres de sobremesa. São no mínimo dois copos de pé, um maior para água e, à direita deste, outro menor para vinho. No caso de serem servidos vinhos branco e tinto, os copos estarão dispostos em escala decrescente de altura e capacidade, da esquerda para a direita: o maior para água, seguido do copo para vinho tinto (que tem tamanho médio) e do copo destinado ao vinho branco (menor). Além do taça de champagne que fica a frente das outras taças.

Guardanapo: No aparelhamento da mesa, o guardanapo é colocado à esquerda do prato, junto aos garfos, ou no pratinho de pão se este estiver sobre o sous-plat, ou diretamente sobre o sous-plat

Talheres: Os talheres variam em tamanho e forma segundo suas finalidades, o material de que são feitos, e quanto ao design das peças de um e outro fabricante. O garfo para espetar e carregar sólidos; a colher, para líquidos e cremes; a faca, para cortar. À mesa, são dispostos numa certa ordem, junto ao prato da refeição. A ordem é simples, apesar de que são dois sistemas:

1. O serviço à inglesa pode não requerer mais que uma ou duas facas  e um ou dois garfos, pois toda a comida está resumida a um único curso, que reúne carne, massas e legumes dispostos separados no mesmo prato, precedidos de uma salada. 
2. No modo francês as facas ficam à direita do prato e os garfos à esquerda, como no modo inglês, porém são utilizados talheres variados, porque a refeição tem mais de um prato, podendo compreender três ou mais, e colheres e garfos ficam emborcados, dispostos sobre a mesa com as costas para cima, a concavidade e as pontas voltadas para baixo. 

Isso é o básico para se comportar e saber usar quando aparecer uma situação semelhante.
Acharam muito dificil?
Um beijo elegante e sofisticado..rs

2 comentários:

  1. vou usar isso aqui em casa neni, afinal, sou uma lady

    ResponderExcluir
  2. Patricia de Oliveira26 de março de 2012 13:37

    A Pata já imprimiu pra ensinar para os "fiotes" quando nascerem..rs

    ResponderExcluir