quarta-feira, 7 de março de 2012

Gostosura ou Gostosura?


Será que tem alguém me lendo? Olá leitores,

Depois do nascimento do meu blog, gostaria de agradecer a todos os comentários e elogios de familiares e amigos..espero que possa atingir mais gente a cada dia que passa. Hoje é o primeiro post oficial e nada melhor que começar com a magia da Confeitaria.
Ontem tive mais uma experiência incrível no surpreendente mundo do açúcar, fiz um curso de páscoa com a Chef Andrea Schwars. Desde modelagem com pasta americana até decoração em cupcakes, biscoitos, ovos de páscoa e muuuuitas dicas. Foi ma-ra-vi-lho-so!
Para muitos esse assunto pode ser algo de outro mundo, mas é o que atualmente circula na confeitaria. Mas claro que vou explicar um pouquinho para vocês..

Pasta americana: Um tipo pasta feita a partir de: água + açúcar de confeiteiro + gelatina em pó + gordura vegetal + glucose ou então pode ser comprada pronta. Pasta utilizada para decorar bolos infantis e de casamento com estilo. E a modelagem parte de quatro formas básicas: bola, coxinha, pera e cilindro.
Cupcakes: Numa tradução literal, temos bolo de xícara. Tradicionalmente popular nos Estados Unidos e na Inglaterra, com diversos sabores e recheios. (Prometo e quero fazer um post mais aprofundado sobre isso)
Biscoitos (amanteigados): Sabe aquele biscoito que lembra infância e casa da vó? Então...

Entenderam? (em fotos vou demonstrar um pouco do que eu aprendi ontem)

E a melhor parte do post de hoje de quebra consegui uma entrevista com a Chef Andrea Schwarz pra que não a conhece vai poder conhecer um pouquinho dela...
Vamos à entrevista?

Quantidadenecessaria pergunta: Quando você teve coragem de 
assumir essa paixão pelos doces?
Andrea Schwarz: Eu lembro direitinho o dia em que decidi começar a fazer doces mais a sério, estava no meio da aula na faculdade, conversando com um colega que além da faculdade de Design também era artista plástico, e ele estava me contando como ele corria atrás dos sonhos dele, e fazia tudo para seu negócio prosperar, a partir disso sai da aula e fui direto a uma livraria, comprar alguns livros de receitas e técnicas de bolo, a cada final de semana que passava eu tentava fazer algumas coisas novas, mas senti a necessidade de ir atrás de cursos também. Comecei a fazer cursos, e a produzir os docinhos e os bolos, dando certo desde o inicio.
Quantidadenecessaria pergunta: Quando você percebeu que queria se tornar uma confeiteira profissional?
Andrea Schwarz: A partir do momento que eu comecei a fazer bolos e doces amigos e familiares foram experimentando e aprovando. Todo mundo gostava do meu trabalho e elogiava. Hoje em dia vejo o meu primeiro bolo era horrível, mas todos incentivaram e me deu força para seguir isso como profissão.

Quantidadenecessaria pergunta: Em que técnicas você se especializou?
Andrea Schwarz: Na parte de decoração de bolos, decoração artística, técnicas de bolos esculpidos. Meu forte é doce não pâtisserie, chocolatier, sobremesas. Tanto que no programa, ‘A Confeitaria’, faço sobremesas em vez de decorações artísticas e bolos esculpidos.

Quantidadenecessaria pergunta: Como surgiu a ideia de dar cursos para passar os seus ensinamentos em confeitaria?
Andrea Schwarz: Sempre pensei em dar cursos, mas nunca havia pensado em abrir meu atelier para dar aulas. A primeira vez que eu dei aulas foi no Bondinho a convite da dona, sai da aula tremendo de tanta felicidade além de ter sido bom financeiramente e profissionalmente. E depois de quatro aulas fora decidi ministrar cursos dentro do meu atelier. Cerca de um ano que dei inicio a esse projeto, e no Bondinho as aulas eram demonstrativas e era algo que eu sentia falta quando comecei na área fazendo cursos com a Patrícia Schmidt, Flávia Misera. Nisso opinei por colocar cursos para que os alunos colocassem a mão na massa.

E ai gostaram? Espero que sim e abaixo vou deixar alguns contatos da Chef Andrea Schwarz para quem ficou curioso para saber mais dela...
Programa ‘ A Confeitaria’ todos os dias 13:00  e as 17:00,no canal Bem Simples, canal 138 da NET e canal 34 na Via Embratel (é uma deeeeeeeeeeeeeeeeelicia,haha)
Um beijo bem açucarado...

5 comentários:

  1. Uma ótima iniciativa esse blog xuh, mostrar seu talento e trabalho. Parabéns pelo post, muito bem escrito e fundamentado...entrevista ótima! To mais orgulhosa ainda! Te amo, saudades!

    ResponderExcluir
  2. hmmmmmmmmmmmm comi tudo isso mesmo hahahha gordelicia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, eu achei tão fofo*-*
    E essa entrevista da Deia é um incentivo a mais pra tdos, até pra quem quer fzer algo diferente da gastronomia.Nunca desistir!

    beeijos

    ResponderExcluir
  4. Natália Mendonça Lievore7 de março de 2012 às 17:32

    Ficou muito bom primaa!! PARABÉNS!!
    E Parabéns em dobro né...pelo emprego tbm!!!

    Beijos amo vc!
    Saudades!

    ResponderExcluir