terça-feira, 24 de abril de 2012

Mas bah, tchê...

Boa tarde,

Resolvi postar depois do almoço se não todos nós ficariamos aguados e morrendo de vontade de correr para churrascaria mais perto.
Hoje é dia do churrasco e do chimarrão,acreditam? (atualmente tem dia pra tudo)

O chimarrão (bebida símbolo do Rio Grande do Sul) ou mate, uma bebida tradicional do sul do Brasil, um hábito legado pela cultura indígena.
É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna.
Montado com erva-mate moída, adicionada de água morna. Tem gosto mais ou menos amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor que varia do verde ao amarelo-palha.
Um bebida diferente porém no frio muito gostosa, não importa a época do ano.
Eu já provei chimarrão doce, em vez de usar a água morna é substituído pelo leite morno com açúcar, uma delícia também.


Ah, o churrasco (prato típico do Rio Grande do Sul) quem não é louco apaixonado por essa invenção gaúcha?
A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado.
Com a utilização de estacas de madeira ou metal
(chamados de espetos) ou de grelhas.
Além das churrasqueiras tradicionalmente usadas no sul do Brasil eles assam as carnes fincadas no chão, dizem que é um churrasco bem mais trabalhado porém mais gostoso.
No Brasil os ingredientes mais utilizados são:
Bovinos: picanha, costela, maminha, fraldinha, alcatra, filé, contrafilé, vazio (principalmente no sul), entre outros cortes.
Suínos: pernil, paleta e costeleta.
Carne ovina: costela,paleta e pernil.
Carne de frango: cortes de frango como coxa, sobre-coxa, peito e asas.
Acompanhamentos: salada, salada de batata com maionese, pão,entre outros.

Como preparar um bom churrasco? Pesquisei algumas dicas e outras com o meu pai (ele não é gaúcho mas o churrasco dele é muito bom também):

1º passo: A carne deve estar em temperatura ambiente. Se for assar uma peça de carne de 4 kg verifique se a carne está descongelada totalmente. Estando descongelada evite que o tempo de cozimento seja superior, o que ocasionaria o ressecamento da carne.

2º passo: Utilize sempre carvão ou madeira para fazer churrasco. A madeira é melhor que o carvão, mas se for usar o carvão, não deixe que a gordura pingue sobre ele. Para evitar que isso aconteça, cubra a carne e arrume o carvão à sua volta.

3º passo: Assar em temperatura baixa (cerca de 85 ºC), calcular 1 hora para cada meio quilo de carne. Não se esquecendo de verificar a temperatura interna. A carne estará pronta quando, ao pegarmos uma de suas extremidades, sentir que vai se desmanchar. Deixe descansar e corte em fatias diagonais, começando pela extremidade mais fina.
Não se esqueça de utilizar carne de boa qualidade, isso fará toda a diferença.

4º passo: Não invente sal grosso é o melhor tempero para carnes bovinas. Já carnes de frango e cordeiro podem ser marinadas.


5º passo: Corra para o supermercado ou açougue mais próximo, compre o que precisa e faça o seu churrasco. Acho digno comemorarmos esse dia,rs...


Um beijo especial para todos os gaúchos,porque se não fosse eles nem conheceriamos essa maravilha...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário