quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia das mães: almoçar em casa ou almoçar fora?

Boa tarde leitores,

Tudo bem com vocês? Será que ainda tem alguém me lendo? 
Todo dia é dia da nossa mãe mas como todo o segundo domingo do mês de maio é dedicado à elas nada melhor que tirarmos ela da cozinha.

E a dúvida que fica no ar,almoçar em casa ou almoçar fora?? E claro que não deixaria vocês na mão,preparei opções para as duas ocasiões.

Caso decida almoçar em casa o primeiro passo é tirar a sua mãe da cozinha,preparar um dia de rainha pra ela.
Preparei um menu dia das mães, com receitas simples e gostosas:

Entrada

Tomate com cream cheese (para rechear 40 tomates cerejas):

Ingredientes:
40 tomates cereja
3 fatias de pão de forma sem casca
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de salsa picada
1/2 dente de alho espremido ou 1 pequeno
Sal para tirar as sementes dos tomates como mostra no filme
Queijo Philadelphia para rechear os tomates (usamos o original)


Modo de preparo:

(pré-aqueça o forno a 180°C)
1- Retire, com uma faca, a tampa dos tomates, mantenha-os inteiros e coloque sal dentro, como mostra o filme. Quando terminar, do primeiro ao último que receber o sal, retire as sementes com o auxílio de uma colher pequena. 2- Bata no liquidificador as fatias de pão até fazer uma farofa. 3- Coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter. Acrescente o alho espremido, deixe perfumar, a salsa picada e a farofa de pão. Misture tudo até que a farofa absorva toda a manteiga e fique uniforme. 4- Encha cada tomate até mais da metade com queijo Philadelphia e coloque a farofa por cima. 5- Coloque os tomatinhos já recheados em um prato e leve ao forno pré-aquecido para dourar levemente. A farofa ficará crocante.
Sirva morno como entrada ou à parte, acompanhando uma salada verde.

Prato principal

Tagliatelle e camarão à moda rústica

Ingredientes:

Para a massa
100g tagliatelle número 123 (mas você pode fazer com fettuccine, cabelo de anjo, penne, farfalle,etc...)
2 colheres de cafezinho de sal
Água suficiente para cozinhar a massa.


Para os camarões
250g de camarão limpo e tratado (usamos 2 camarões com casca e cabeça para dar um charme ao final do prato)
1 limão para lavar o camarão
1 1/2 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sobremesa de salsa para temperar
2 dentes de alho: 1 para temperar e 1 para refogar
1/2 xícara de azeite de oliva
1 colher de cafezinho de sal


Molho de tomate
600g de tomate italiano (usamos o pequeno, mas você pode usar outros tipos desde que estejam bem maduros)
1 colheres de cafezinho de sal
2 voltas do moedor de pimenta
2 dentes de alho fatiados
1 colher de cafezinho de açúcar
2 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco


Modo de preparo:

1- Coloque o camarão na água com limão por 3 minutos para lavar. 2- Amasse no pilão 1 dente de alho, 1 colher de cafezinho de sal e 1 colher de sobremesa de salsa. 3- Retire o camarão da água do limão, lave em água corrente, tempere o camarão com a mistura do pilão e reserve. 4- Pique o outro dente de alho do camarão e 1 1/2 colher de sopa de salsa e fatie os 2 dentes de alho do molho de tomate.
Faça o molho de tomate: 5- Lave os tomates com água filtrada, pois irá consumí-los frescos, amasse-os com as mãos como mostra o filme e depois tempere com sal, pimenta, alho fatiado, açúcar e manjericão fresco. Coloque na panela que irá servir e reserve.
Coloque a massa para ferver e prepare o camarão: 6- Acenda o fogo da água do tagliatelle. Quando começar a ferver, coloque 2 colheres de cafezinho de sal, a massa e deixe o tempo de cozimento que diz na embalagem. 7- Numa frigideira, coloque o azeite de oliva e o alho picado. Ligue o fogo em temperatura alta e espere o alho perfumar. Depois coloque os camarões já temperados, um ao lado do outro, espere mudar de cor, vire o lado e, em seguida, coloque a salsa picada. Aguarde uns 2 minutos, desligue o fogo e reserve. 8- Quando a massa estiver cozida, ao seu ponto, escorra e coloque-a na mesma panela que esta o molho de tomate, misture, acrescente os camarões e está pronto para servir!

Sobremesa

Delícia de frutas

Ingredientes:

1 mamão papaia
4 bolas de sorvete de creme
1/2 morango para cada cumbuca
1 manga madura pequena
8 uvas sem caroço


    
Modo de preparo:

1- Lave os morangos com água filtrada. 2- Retire o talo verde dos morangos e corte-os ao meio, ao comprido. Coloque cada metade com a parte cortada para baixo e corte-os como se estivesse fazendo tiras, só que não chegue até o final para que ele fique inteiro, como um leque. O fundo dele, de onde você cortou o talo, ficará inteiro. Corte a manga em cubinhos (veja como no filme). 3- Abra o mamão, descarte as sementes com uma colher e coloque a carne no liquidificador, sem chegar muito perto da casca. Acrescente sorvete e bata no liquidificador. Você verá no filme, não precisa bater muito para não perder a cremosidade, apenas para incorporar. 4- Distribua imediatamente nas cumbucas uma camada rasa do creme, coloque a manga picada espalhada no centro – equivalente a 1 colher de sopa -, o morango em leque por cima e as uvas nas laterais. Sirva imediatamente!

Caso decida almoçar fora temos duas opções: escolha o lugar preferido da sua mãe ou faça uma surpresa em um lugar diferente e que possa surpreendê-la.

Espero que tenham gostado das dicas!!!
Boa quinta-feira a todos :)
Um beijo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário