quinta-feira, 2 de maio de 2013

2 de maio: Dia do Cake Designer




           Olá, sou Laís Ferros... amiga, leitora e fã da dona deste blog :)

            Neste ano, São Paulo ganhou mais uma dezena de datas comemorativas no calendário oficial da cidade. Entre estas datas está o dia do CAKE DESIGNER, comemorado hoje: dia 2 de maio! E olha que bacana a justificativa do vereador  Goulart para a criação desta homenagem: “Os responsáveis pela confeitaria são hoje, pelo nível de exigência do  mercado, mais que confeiteiros. São artistas, inclusive premiados em concursos e certames dentre os que detém a técnica e a criatividade para atender e superar todas as expectativas de seus clientes. Requisitados para criarem bolos absolutamente originais pretendem ser reconhecidos não como confeiteiros,  sem qualquer demérito à classe, mas como Cake Designers’. E aqui fica um breve histórico desta técnica e, obviamente, a minha homenagem a essa grande amiga, chef e cake designer: Ana Laura Trevizani.

            Vamos lá! Ainda há muita confusão no que refere-se a origem dos bolos. Há quem diga que os egípcios já confeccionavam bolos de mel, bem como os Gregos da Ilha de Rodes. Alguns historiadores acreditam que em 700 a.C., pães e biscoitos eram vendidos pelo Egito. Os Romanos já eram conhecedores da técnica de fermentação, e, por este motivo desenvolveram várias receitas de bolos, inclusive com adição de frutas secas e queijo, o que seria uma versão do famoso cheesecake. 

            Embora os bolos sempre tenham estado associados a festas e comemorações, com o  tempo tornaram-se um alimento mais comum e presente quase que diariamente à mesa. Histórias não faltam... Dentre as primeiras receitas que se tem registro, a mais próxima dos bolos de hoje é uma receita italiana, de bolo de amêndoas, servida em Nápoles em  1478. Dessa forma, acredita-se que tenha sido a Itália a percusora na arte dos bolos decorados (Um grande beijo pra Italia, não?). Obviamente que a invenção dessa maravilha tem a ver com amor: quando Catarina de Médici se casou com o Rei na França, Henrique II, levou como dote os seus confeiteiros e o seu bolo de casamento foi o primeiro a ser confeccionado em andares. Depois disso, a técnica foi difundida pela França e os bolos, ricamente decorados, passaram a ser um hábito e também um símbolo de status e poder econômico (a cara da ryqueza, não?! rs). 

            Por todo este período, as receitas desenvolveram-se. No começo do século XX, os bolos decorados, agora mais acessíveis, começaram a fazer parte dos hábitos da sociedade como um todo. De lá para cá, a técnica está difundida praticamente no mundo todo, adaptando-se aos gostos e a cultura de cada país. 

            Como se não bastasse o aperfeiçoamento das técnicas culinárias, dos acessórios de cozinha, dos inúmeros cursos disponíveis... Ainda contamos com a criatividade e paixão daqueles que escolheram como profissão entregar pedaços de felicidade a seus clientes. Assim como no âmbito empresarial devemos nos adaptar cada dia mais a expectativa do cliente, no âmbito culinário é a mesma coisa: eles usam toda a habilidade para produzir algo que seja a cara daquele que fez a encomenda.

            A homenagem de hoje vai para essa chef que admiro tanto... principalmente por essa paixão pela confeitaria e consequentemente pelo Cake Design que a motivou a sonhar, sonhar e sonhar... e cada dia que passa tem feito com que ela realize uma parte deste sonho. E não há felicidade maior em uma amizade, do que ver sua amiga feliz e realizada. "Continue a sonhar... Você vai longe!"

         É isso aí, pessoal. Beijocas e muito amor pra vcs! 

Ps: nas fotos ficam registradas algumas das obras de artes dessa cake designer tão talentosa... E lembre-se quando disse em entregar 'pedaços de felicidade'? Ela já providenciou o meu :)









           

Nenhum comentário:

Postar um comentário