segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro chegou...

Boa noite leitores,

Como vocês estão? E o final de semana tranquilo? Eu estou meio doente mas vamo que vamo.

Mais um mês que se inicia e claro que o primeiro post é dedicado a fruta da estação. Nesse mês tem várias frutas como ameixa, laranja, banana, figo, maçã, mamão, manga, melancia, nêspera, pêssego. 
E a fruta escolhida é uma erva trepadeira e rastejante originária da África. No Brasil é bastante cultivada em áreas secas e de solo arenoso.
A melancia tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água). Além disso, possui também açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

São os benefícios:
1. Dieta de desintoxicação
A melancia é composta por 95% de água. Em dietas de desintoxicação, você está autorizado a consumir até dois quilos de melancia, com a recomendação importante: a última “refeição” deve ser antes das 19h. Além disso, é proibido associar a melancia com carnes, alimentos enlatados ou fritos porque pode causar indigestão. Para eliminar a constipação, coma duas fatias de melancia pela manhã e mais nada por duas horas.
2. Propriedades anti-cancerígenas
O licopeno, substância que proporciona a cor vermelha da melancia, é muito eficiente na prevenção do câncer. Sementes de melancia estão cheias de “gorduras boas” e magnésio. Além disso, têm alguns outros nutrientes que melhoram a visão.
3. Curvas definidas
A melancia não tem colesterol nem gordura. Em 100 gramas de fruta, são apenas 25 calorias. Para manter as curvas, escolha dois dias da semana em que somente consumirá melancia e água mineral. Nos outros cinco dias, troque uma refeição por um grande pedaço da fruta. Mas não se esqueça de manter uma dieta equilibrada com proteínas e lipídios também.
4. Limpeza dos rins
A melancia tem grande quantidade de potássio, que é ótimo para limpeza dos rins, e muitos antioxidantes, que ajudam a mantê-los saudáveis. Além disso, a melancia reduz a quantidade de ácido úrico no sangue, diminuindo o risco de cálculo renal.
5. Protege o coração
Melancia tem a capacidade de reduzir a pressão sanguínea e temperatura corporal. Por isso, recomenda-se consumir melancia em dias quentes, porque reduz o risco de ter um derrame. O licopeno auxilia o coração a funcionar melhor e beta-caroteno mantém seu coração jovem e previne as doenças cardíacas normais que vêm com o passar dos anos.

E nada mais refrescante para esse calor de primavera que está em São Paulo(pelo menos...) um receita de suco de melancia com gengibre.


Ingredientes

1/2 melancia
3 colheres (sopa) de gengibre fresco picado

Modo de Preparo

1. Com uma faca, descasque o gengibre e pique fino.

2. Retire a polpa da melancia e corte em pedaços grandes.

3. No liquidificador, junte a melancia e o gengibre e bata pausadamente (bata um pouquinho, pare, bata mais um pouco e assim por diante) para que as sementes da melancia não se tornem um purê.

4. Quando a melancia se desfizer e o suco estiver bem homogêneo, pare de bater.

5. Passe o suco por uma peneira bem fina e leve à geladeira.

6. Se quiser adoçar, bata com um pouco de açúcar ou de calda de açúcar. Sirva bem gelado.

Um beijo e boa semana para nós!

Ana Laura Trevizani 

Um comentário:

  1. Hum! Vou tentar fazer esse suco com certeza! Deve ser muito refrescante!

    ResponderExcluir